domingo, 31 de março de 2013

É bonito ser feio? Parte 2


Alguns torcedores do time de futebol Sport Club Corinthians Paulista estão presos na Bolívia, há algum tempo, acusados de disparar um sinalizador que atingiu, e matou, um garoto boliviano (clique aqui para ver a matéria).

Neste último sábado (30/03/13), ao assistir um telejornal vi, espantado, o tal grupo de torcedores, numa Repartição Policial, trajados com os uniformes de torcidas organizadas, um desses uniformes, especialmente, chamou minha atenção, por conta da inscrição “Pavilhão 9” e a imagem de um dos “irmãos metralha” (uma quadrilha de bandidos, personagens criados por Walt Disney para desenhos animados).




Este grupo de torcedores, segundo fiquei sabendo, nasceu da união de ex-detentos do pavilhão 9 (da Casa de Detenção, São Paulo/SP), que se uniram por serem corintianos e por terem saído da prisão. Mas ainda utilizam roupas listradas, talvez como uma recordação "romântica" de que estiveram na prisão.

As imagens acabam por exaltar, abertamente, a prática de delitos e a violência (a musculatura dos braços do metralha indica uso da força).

Este brasileiro é assistido por um advogado, será que este profissional não percebeu o descompasso entre a posição de seu cliente e os enunciados de sua roupa?

Qual o sentido de comparecer diante de policiais, na qualidade de indiciado, com tais mensagens pró-crime e violência? Duas possibilidades me ocorrem: desrespeito à Instituição Polícia ou falta de noção.

Apesar de possível, não acredito que o corintiano está a desrespeitar a Polícia, principalmente em sua atual condição. Inclino-me a acreditar que este indivíduo simplesmente não se dá conta da nocividade do que está “dizendo” com seu uniforme.

Arrisco o palpite de que, possivelmente, segundo uma lógica dominante no contexto deste torcedor, há mais vantagens em declarar, por suas vestes (talvez também pelo gestual, vocabulário, etc), que está ao lado do crime e da violência que o contrário.

Tempos difíceis...

2 comentários:

  1. Realmente, a partir de 1988, é bonito ser feio, ser valente, ser mentiroso, ser ladrão, ser corrupto, ser gay...
    A história é cíclica.
    No livro mais vendido e lido durante a existência de toda a humanidade, a Bíblia, encontramos no capítulo 6 do Livro de Gênesis o assunto que trata da "corrupção geral do gênero humano" - a violência e as perversidades praticadas naquela época, que culminaram no dílúvio da época de Noé.
    Pois é, já passamos do começo do fim, ou ainda tens dúvida?
    Se é bonito ser feio, então é feio ser bonito, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parece que sim, que "fazer bonito", como se dizia antigamente, não é bonito, passou a ser vergonhoso.

      Excluir